Na China, nem todos os negócios são da…

South China Mall

Para quem gosta de abandono, o South China Mall deve ser um passeio imperdível

Essa é uma história interessante: o fracasso do South China Mall, o maior shopping center do mundo. Construído em 2005 como mais um símbolo do gigantismo chinês, o South China Mall tem o número impressionante de 1.500 lojas, ou melhor, de quase 1.500 espaços ociosos, já que apenas uma dúzia deles permanece ocupado. As atrações do shopping são reproduções de canais de Veneza e outras paisagens ocidentais, mas elas permanecem quase completamente vazias.

Difícil falar em decadência em apenas três anos, como mostra o site da Bloomberg: o South China nunca pareceu ser um negócio viável. Dongguan, a cidade desse elefante branco, tem mais de 6 milhões de habitantes, mas, como em toda a China, a maior parte da população ganha pouco e prefere economizar.

Descontando a escala monumental e a falta de consumidores, lembra os incontáveis pequenos shoppings brasileiros que foram construídos no começo do Plano Real, e, aos poucos, foram fechando as portas diante da concorrência de empreendimentos maiores e mais atraentes. A revista Istoé, nessa matéria de 1999, mostrou o naufrágio desses shoppings que prometeram muito e acabaram sendo um fracasso.

O jornal em língua inglesa The National, dos Emirados Árabes Unidos, que conta com jornalistas do The Daily Telegraph, The Times e The Wall Street Journal, fez uma excelente matéria sobre o South China Mall (via Boing Boing). De quebra, indica um site americano feito por gente que se interessa em registrar shoppings abandonados dos EUA e Canadá: o Deadmalls.com.

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Na China, nem todos os negócios são da…”

  1. Galeb Says:

    Aposto que será o destino do Palladium!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: