Hillary Clinton’s Sunset Boulevard e o Pai Obama

Porque a senadora finalmente jogou a toalha:

Obama

Na Alemanha, o jornal berlinense Die Tageszeitung (TZ) mostrou uma falta de tato inacreditável na manchete que anunciou Obama como o candidato democrata: uma foto da Casa Branca veio acompanhada da frase “Onkel Baracks Hütte” (“A Cabana do Pai Obama”, brincando com o título do livro pró-abolicionista de Harriet Beecher Stowe, “Uncle Tom’s Cabin”, que na edição brasileira trocou o “tio” pelo “pai”).

Escândalo armado, os editores do jornal esquerdista justificaram que pretendiam usar a manchete de forma satírica, fazendo os leitores refletirem sobre estereótipos.

E que estereótipos eles evocaram! Quando lançado em 1852, “Uncle Tom’s Cabin” foi um tremendo sucesso editorial, vendendo 300 mil cópias apenas no primeiro ano. Embora tenha sido um livro influente para a causa abolicionista, nas últimas décadas “Uncle Tom´s Cabin” está sendo destituído de sua importância histórica por acadêmicos que se queixam dos personagens negros da trama, sobretudo Tom-Tomás, o escravo submisso e ansioso por agradar seus donos brancos. (Em 1969, uma novela da Rede Globo inspirada no livro provocou um escândalo quando escalou o branco Sérgio Cardoso para interpretar o negro Tom. As comparações com os racistas “Minstrel shows” do século 19 foram imediatas.)

Não é a primeira vez que o Die Tageszeitung mistura negros americanos e o livro de Stowe. Em 2004, quando Condoleezza Rice foi escolhida para o cargo de secretária de Estado, a manchete foi “Onkel Toms Rice“.

No mínimo um caso de falta de originalidade.

Mais sobre essa história na edição eletrônica da revista Der Spiegel (em alemão e inglês).

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: