The End of Kerr

annex2020kerr20deborah20from20here20to20.jpg

A atriz inglesa Deborah Kerr, que morreu hoje, aos 86 anos, protagonizou um dos beijos mais famosos do cinema. O filme era A um Passo da Eternidade (1953). Kerr interpretava a esposa de um oficial do exército estacionado no Havaí do pré-guerra. Sua personagem tinha sofrido um aborto, agravado por culpa do marido bêbado, e era infeliz até se envolver com um sargento – papel que era de Burt Lancaster, o outro protagonista do beijo. Um bom filme, mas sempre gostei mais de uma das histórias paralelas: a briga do soldado interpretado por Frank Sinatra com o personagem de Ernest Borgnine.

Em outro drama – bem, um dramalhão -, An Affair to Remember (1957), de Leo McCarey, Kerr interpretava a mulher que se apaixona por Cary Grant num cruzeiro; os dois, por estarem noivos de outras pessoas, combinam um encontro no topo do Empire State dali a seis meses, mas a moça sofre um acidente e…

Bom, é praticamente por esses dois papéis que Kerr foi lembrada nos obituários de hoje. São bons papéis, mas Kerr, para mim, é as três Kerrs de The Life and Death of Colonel Blimp. Nesse filme de 1943, ela interpretava três mulheres, em diferentes décadas, sendo duas delas as paixões do herói do filme, Roger Livesey, como Clive Candy. É fácil entender por quê. Kerr estava linda (me lembro até hoje da cor viva de seu cabelo) e engraçadíssima no filme, em especial no papel de Angela “Johnny” Cannon, a última das Kerrs de Candy.

Kerr não é a principal razão de The Life and Death of Colonel Blimp – que recentemente foi restaurado e ganhou uma versão da Criterion Collection em DVD – ser tão bom. A história do filme, a amizade de um general britânico e um militar alemão, já era interessantíssima. Mas Kerr, que só tinha 22 anos à época, era capaz de fazer o público esquecer que uma guerra estava acontecendo fora dos cinemas.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: