O Cirque du Soleil é um escândalo


Foto promocional do filme “Freaks”, dirigido por Tod Browning: seu circo valia um ingresso de 400 reais.

Como o governo gosta de desperdiçar nosso dinheiro… Não basta enterrar milhões em filmes de qualidade duvidosa que ninguém quer ver. Agora, em mais um ato de generosidade, resolveu abrir a carteira para um trupe de canadenses que de pobres não têm nada. O Cirque du Soleil, o circo canadense que veio ao Brasil e atualmente está se apresentado em Pinhais – num pavilhão de feira agrícola… -, recebeu 9,4 milhões de reais do seu e do meu dinheiro. A aberração acontece graças à Lei Rouanet, um incentivo criado em 1991, que permite empresas patrocinarem qualquer coisa ligada à cultura com a contrapartida de que abaterão impostos. À la Hermann Göring, tenho vontade de sacar meu revólver quando observo que, além de captarem quase 10 milhões de reais desta república de bananas, a exemplo do que aconteceu no show do Chico Buarque no Guaira – que também contou com a Lei Rouanet -, os saltimbancos canadenses ainda têm a cara-de-pau de cobrarem ingressos que não custam menos de 150 reais – se você for estudante ou quiser ficar no fundão; míopes pagam 300; dependendo do dia, o ingresso pode sair por 400 reais. Bela democratização da cultura essa aí. A intenção original era captar mais de 20 milhões através da lei, mas o Ministério da Cultura, informa um comunicado, numa decisão salomônica, resolveu só liberar metade da grana. Ainda é o suficiente para um escândalo.

Que o Cirque cobre quanto quiser nos seus ingressos, mas o dinheiro público indo para o bolso de canadenses que vão gastar tudo em moose piss e ingressos de hóquei não ajuda em nada a incentivar a criação de coisas genuinamente brasileiras – o que era a intenção original da lei. Não há nada de novo sendo criado em Pinhais ou, em breve, em São Paulo e no Rio.
O Cirque du Soleil é um modelo eficiente de negócio artístico. Uma multinacional de sucesso, com mais de 3 mil empregados e uma marca mais cotada que gigantes como a Apple e a Harley-Davidson, a empresa que administra o Cirque faturou 620 milhões de dólares em 2006. E, segundo um jornal canadense, é proprietária de outros negócios que não têm relação direta com o circo, como cassinos e empresas de tecnologia. A exemplo dos estrondosos sucessos da Broadway, o Cirque é o último negócio artístico que precisa de dinheiro público.

E como os curitibanos ficam deslumbrados…

Assunto de bar na última sexta-feira, os 9,4 milhões dados ao circo também são tema de um post do meu amigo Carlos em seu blog.

Anúncios

Tags: , , , , ,

5 Respostas to “O Cirque du Soleil é um escândalo”

  1. Carlos Says:

    É isso mesmo Jean. Muito bom seu texto. O que eu gostaria de saber é se alguem do Cirque já morreu em alguma manobra arriscada. Será que o governo brasileiro tb da um seguro de vida?

  2. evelynpetersen Says:

    Quem me dera se aparecesse pelo menos uns 20 por dia como este sujeito aqui:

    http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=11294

  3. Jean-Philip Albert Struck Says:

    Carlos, não duvido que nesse caso eles resolvam conceder uma bolsa família.
    Evelyn, muito decente da parte desse cara. Me lembro quando o governo pensou em dividir a grana da Lei Rouanet com o esporte: um grupo de “artistas” foi a Brasília protestar. Eles não largam o osso.

  4. evelynpetersen Says:

    Eu recebi vários e-mails de distintos colegas da ‘classe artística’ para assinar abaixo assinados protestando contra a medida do governo que permite que parte da lei sirva de isenção fiscal de igreja.

  5. Norman Chap Says:

    Ano passado eles já tinham recebido verba da Rouanet. Vergonhoso. E um marketing lucrativo e extraordinário para patrocinadores como o Bradesco, que ainda posa como mecenas – como se o Soleil precisasse (e claro que não os dispensa). Independente disso tudo, eles são inegavelmente de primeira linha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: