Chega, Che!

Guerrilheiro fracassado, membro de um regime assassino, mais útil morto do que vivo: Che Guevara, que morreu no dia 9 de outubro de 1967, há 40 anos.

Ridículo como boa parte da imprensa embarca na onda de comemorações, apenas arriscando no comentário de que “seu legado é polêmico”.

Que polêmica? O homem era um facínora e ponto. Mas o.k., não é novidade que Guevara ou os cubanos sempre receberam tratamento condescendente por parte da imprensa. Esse tratamento, aliás, é parte da cegueira que ajuda a perpetuar o mito e esconder os fracassos do homem Che. Como explicou o próprio guerrilheiro, depois da tomada do poder pelos comunistas em Cuba: “A presença de um jornalista estrangeiro, americano de preferência, era mais importante para nós do que qualquer vitória militar.”

Existem ainda as camisetas que já se tornaram clichê, filmes e documentários que perpetuam a imagem do eterno romântico latino-americano, o apoio cubano e de europeus deslumbrados com o “bom selvagem” – tudo isso mantém a mentira intacta.

Obs: vários jornais e blogs publicaram galerias com fotos do guerrilheiro – e dá-lhe Alberto Korda -, mas Canaca recomenda as ótimas camisetas – à venda num site americano – com estampas pouco ortodoxas da imagem de Che.

Mais em ThoseShirts.com

Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Chega, Che!”

  1. Norman Chap Says:

    Ele não era a solução para as ditaduras. Era a causa.

    Essa camiseta é genial. Gosto daquela em que eles colocaram a cara do senhor Madruga como se fosse o Che, a mesma posição, você já deve ter visto (essa brought to you by para-capitalismo brasileiro, vulgo camelô).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: