Onde e quando, Wischral?


Foto de Arthur Wischral: onde diabos o barco estava ancorado?

Tudo muito bonito na exposição Acervo Arthur Wischral: Documentos e um Olhar, coleção de imagens históricas feitas pelo fotógrafo teuto-brasileiro Arthur Wischral. A exposição, organizada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e que utilizou o espaço do Memorial de Curitiba, encerrou hoje, mas fica aqui uma crítica: a falta da apresentação de referências nas fotos. Era um festival de paredes repletas de imagens antigas sem especificar a data e o local onde elas foram capturadas. Década de 40 ou 50? Paraná ou Santa Catarina? Um tanto frustrante, especialmente nas belas imagens que registraram cadeias de montanhas e vales.

Contrastando bastante com o trabalho da FCC, a exposição O Brasil de Marc Ferrez, que apresentou o trabalho de um fotógrafo mais antigo – mas que ainda assim guarda semelhanças com Wischral -, e que aconteceu em São Paulo, iniciativa de uma entidade civil, o Instituto Moreira Salles, foi muito mais cuidadosa.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Uma resposta to “Onde e quando, Wischral?”

  1. Carloa Says:

    Apesar das belas fotos, faltaram tb uma melhor organização delas. Elas não tinham nenhum tipo de continuidade de épocas ou estilos. A amostra alternava entre fotos de paisagens com fotos posadas. Acho que isso acaba prejudicando um pouco o entendimento e o ‘andamento’ da amostra. Mas, fora isso, belas fotos da nossa cidade na época que devia ser gostoso passear para tomar um sorvete na rua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: