Doisneau

Pausa nas reclamações: algumas fotos do falecido fotógrafo francês Robert Doisneau. Adoro seu trabalho. Espero um dia emoldurar e espalhar pelas paredes de casa.

largefoxterrier1.jpg

doisneau_sidelong_glance3.jpg

doisneau2.jpg

doisneau_damesme2244.jpg

Doisneau se definia mais como um pêcheur d’images (pescador de imagens) do que um chasseur d’images (caçador de imagens). Sua mesa de trabalho eram as ruas, as cenas parisienses, especialmente aquelas repletas de ironia, afeto e nostalgia.

Sua foto mais famosa:

doisneau_kiss.jpg

A história do Le baiser de l’hôtel de ville, de 1950, como a foto é conhecida – um cartão de dia dos namorados e pôster de sucesso – é bem controversa. Doisneau sempre garantiu que a foto foi tirada por acaso. Durante décadas apareceram na televisão francesa vários casais de idosos que garantiam serem eles os amantes anônimos da foto, e, claro, reclamando sua parte da grana. Diante de uma série de farsantes – alguns chegaram a levá-lo aos tribunais -, Doisneau capitulou em 1992. Ele admitiu que a foto fora montada e doou a original para Françoise Bornet, que havia posado com seu então namorado, Jacques Carteaud – é, eles não ficaram juntos.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: